Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
12.3.13

... como há uma hora referiu Helena Roseta (na SIC), a propósito do muito que se diz do Conclave, dos Papas Europeus ou não Europeus. E também de tudo o que se sabe - com todas as minúcias - e no seu oposto, sobre os assuntos que são silenciados, e que como tal parecem não existir.

 

Porém, na Síria actual, onde nasceu no século VII o último Papa não Europeu - Gregório III* - nesse país morrem actualmente milhares de pessoas, muitas delas crianças, outras adultos cristãos (e de todas as religiões), sem que se saiba porquê. Não há conflitos deste tipo (tão mortíferos) que tenham, uns ou outros, mais razão de ser; mas o que acontece neste caso, é que é muito pouco falado.  

Afinal que sabemos nós desse enorme conflito dos dias de hoje, pois pouco nos chega pela televisão ou por qualquer outro canal? Qual a origem da Guerra na Síria? Porque se arrasta há tanto tempo, sem solução à vista?

Se até aqui seguimos, em grande parte, o raciocínio da Vereadora da Câmara de Lisboa, neste ponto acrescenta-se algo mais, pois Gregório III (o último papa não-europeu), surgiu no auge da crise iconoclasta: defendendo o uso da Imagem como forma de culto, e como uma prática usual do Ocidente.

E mais ainda, para nós fica a certeza de que um dia havemos de explicar a opinião de alguns autores (e quem são), que reconhecem que o Ocidente progrediu e se desenvolveu muito mais, quando comparado com o Oriente, exactamente por ter feito uso da imagem...  

 


(clic na imagem)

Imagem ou Imagens (?) que neste momento não sabemos, mas vamos procurar esclarecer esta especificidade (pois é da maior importância), se eram imagens votivas, de culto? Ou todas as outras - os elementos visuais que frequentemente se usaram em substituição dos textos escritos?   

Para já, certo mesmo é que se confundiram Deus com as sua representações foram idólatras; mas se ao substituírem ideias vagas por pequenos sinais (como o símbolo do infinito usado em matemática, ou como nós arquitectos fazemos esquemas de projecto) neste caso já se compreende, muito bem, que esses «utensílios intelectuais» tivessem permitido grandes avanços.    

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

   *http://www.newadvent.org/cathen/06789a.htm

      http://en.wikipedia.org/wiki/Pope_Gregory_III

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/03/13/mais-de-2-milhoes-de-criancas-afetadas-pela-guerra-na-siria

voltar a: http://primaluce.blogs.sapo.pt/

link do postPor primaluce, às 22:50  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Março 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

25
27
28
30

31


tags

todas as tags

blogs SAPO