Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
2.12.12

...some will say:

How can Gothic Church come from Theology? And have "Ogees" that simultaneously are “St Andres’s crosses”, or "Mandorlas", and even "Interlocking Circles"?

But we suppose, only those who are unaware of geometry and what «Formal Summaries» are, will contradict our proposals and interpretations of antique architecture. Only those who are unaware and do not capture the Medieval polysemy do not accept these new readings.

But beware, this is our opinion. Of a Geometer, who is alone in his theories that the University of Lisbon, for reasons we do not know (?), does not want to accept!

∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞

Alguns dirão: Como é possível a Igreja Gótica provir da Teologia, e ter "Ogivas" que tanto são a "Cruz em Aspa", como "Mandorlas", ou até "Círculos Entrecruzados"*?

Ou ser uma "Arca-Caixa-Barca Salvífica"

Respondemos que só quem não sabe Geometria e o que são Sínteses Formais, é que fica ao nível de não admitir as possibilidades que temos colocado, e que defendemos como totalmente verosímeis. 

E ainda se pode acrescentar:

Só quem não capta e quem desconhece a Polissemia Medieval, é que não aceita estas ideias. 

Mas atenção, é a nossa opinião - muito nossa, a de uma Geómetra** que está sozinha nas suas teorias - que a Universidade de Lisboa, por razões que desconhecemos***, não cuida em aceitar!

Preferindo que estejam como estão, nas mãos de alguém que fará o que puder e conseguir, já que a maioria está contra si...

 

Ver que o Presidente do Institut des Images - Laurent Gervereau - mantém no seu site as nossas informações, dadas por sabermos do enorme interesse que o tema tem para França.

Claro que desejamos que as ideias circulem, e é o que tentamos nos blogs em que escrevemos ou deixamos informações (depois das normais aproximações institucionais, que continuam infrutíferas).

Ensinar e ajudar a pensar é a mais importante tarefa do professor - mesmo que esteja a ceder informações que talvez devesse manter como suas, e para o seu maior proveito.

Acontece que preferimos estar rodeados de Conhecimento, e não o contrário! 

~~~~~~~~~~~

*Como são os Círculos da Imagem acima.

**Uma designação/profissão que Fernando António Baptista Pereira entendeu empregar, várias vezes, talvez para enquadrar e justificar os nossos pontos de vista... Porém isto que para alguns são opiniões, pontos de vista ou apenas perspectivas, para nós são certezas: uma enorme convicção (científica)! E no passado, lembre-se, autores como Euler e Venn usaram a Geometria para explicar ideias Matemáticas, Teorias de Conjuntos...

***Serão Metodológicas, ou de Geometria? Todos sabemos que na Idade Média uma situação deste tipo - de quem está a ir contra-maré - não seria vista como Geómetra mas talvez como Herege?

http://www.gervereau.com/reactions.php

http://www.gervereau.com/regards.php

http://www.hpip.org/Default/pt/Homepage

Ver também o que vai em:

http://primaluce.blogs.sapo.pt/

link do postPor primaluce, às 01:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Dezembro 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
15

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

blogs SAPO