Muitas imagens da arquitectura foram «iconoteologia». Many images of ancient and traditional architecture were «iconotheological». This blog is to explain its origin.
1.7.12

Claro que existe The Grammar of Ornament, escrita por Owen Jones (1809-74) em 1856. Autor que deveríamos considerar o primeiro Designer, no sentido que hoje se dá à palavra e à profissão que nomeia (ou designa). 

No nosso trabalho sobre Monserrate referimos a Grammar of Ornament, obra que consideramos essencial para o conhecimento dos estilos artísticos e arquitectónicos.Como também consideramos essencial o conhecimento e a análise sistemática de imagens, tarefa que é própria de Designers e de Arquitectos*.

 

Hoje de novo o Octógono - feito de quadrados entrelaçados, imagem extremamente interessante do ponto de vista visual, que enriquece as composições - e peça frequente da Arte Islâmica.  

Porquê?

Não sabemos, embora acreditemos estar no bom caminho para a compreensão do tema.

~~~~~~~~~~~~~~  

*Muito mais próprio do que de uma Faculdade de Letras ou Instituto de História da Arte, que, enfim, foi a primeira instituição a deixar caír o assunto que tínhamos aberto em 2002. Não por uma iniciativa nossa, ou um capricho que tivessemos para entrar nas "Origens do Gótico", mas exactamente por sugestão dos docentes do mestrado - i. e., da nossa orientadora.

«Deram-nos» o que é talvez o tema mais espantoso e fecundo da Historiografia da Arte, e face aos resultados que foram obtidos, eles (os que deveriam ser responsáveis) «retiraram-se de mansinho»... Facto do qual é impossível não tirar conclusões!   

http://primaluce.blogs.sapo.pt/

link do postPor primaluce, às 23:00  comentar

 
Primaluce: Uma Nova História da Arquitectura
Julho 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

blogs SAPO